sexta-feira, 1 de junho de 2012

Sebrae promove 4ª Semana do Empreendedor Individual

Evento, em julho, é direcionado à promoção da sustentabilidade dos negócios da categoria que deve chegar a 4 milhões de registros até 2014
Dilma Tavares
Bernardo Rebello/ASN
Barretto (à esquerda) anunciou medidas de apoio aos empreendedores individuais Barretto (à esquerda) anunciou medidas de apoio aos empreendedores individuais
Brasília - O Sebrae promoverá, de 2 a 7 de julho, a 4ª Semana do Empreendedor Individual. Foi o que informou o presidente da instituição, Luiz Barretto, nesta quinta-feira (31). Ele participou da reunião em que foi instalado o grupo de trabalho (GT) responsável pela gestão programa Empreendedor Individual (EI), no Ministério da Previdência.
O GT é integrado por 16 órgãos públicos, como os ministérios da Previdência, que o preside, e os da Fazenda, do Trabalho e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Também participam o Sebrae, o Comitê Gestor do Simples Nacional, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), bancos públicos, entidades municipalistas e do setor contábil.
Segundo o presidente do Sebrae, a 4ª semana do Empreendedor Individual seguirá o modelo das ações realizadas em 2010 e 2011. “Mobilizaremos os mais de 800 pontos de atendimento. Também prestaremos assistência técnica e repassaremos informações a esses empreendedores”, explicou Luiz Barrretto.  Ele também alertou que são necessárias medidas para a sustentabilidade destes profissionais. “É preciso possibilitar que eles mantenham seus negócios e tenham condições de crescer”, explicou. Luiz Barretto lembrou da importância do apoio dos municípios na simplificação de licenças para o funcionamento das atividades dos EI. “O tema deve constar da agenda dos novos prefeitos”, disse. 
A necessidade de reforço nas ações que garantam a sustentabilidade dos negócios do Empreendedor Individual também foi destacada pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves.  “O grande desafio é garantir que eles possam melhorar seus negócios e aumentar a renda. Para isso, é necessário aumentar a produtividade deles, o que só será possível com capacitação, assistência técnica e crédito”, disse o ministro.
Entre as decisões desta quinta-feira, está a formação de dois subgrupos que definirão meios de ampliar a informação e o acesso ao crédito para os EI. A resolução foi baseada no depoimento da costureira e empreendedora individual Andria Mendes. Ela contou que teve dificuldades para conseguir financiamento para a atividade.
EI são trabalhadores por conta própria que ganham no máximo R$ 60 mil por ano. Entre outras categorias, podem se registrar como EI vendedores de roupa, costureiras, cabeleireiras, pedreiros, eletricistas e encanadores. Atualmente mais de 2,4 milhões pessoas já se formalizaram. O Sebrae estima que, até 2014, serão cerca de 4 milhões. 

Fonte: Agência Sebrae de Notícias - ASN

Nenhum comentário: