Pagamentos por
perfumarias, corridas de táxi e vários outros produtos e serviços
utilizando a tecnologia NFC (Near Field Communication) de celulares já é
uma realidade. Entretanto, apenas em situações isoladas — algo que
ainda passa muito longe do mainstream comercial, por assim dizer. Em
quanto tempo isso deve mudar? Bem, de acordo com a Visa, algo em torno
de 2 ou 3 anos.
Segundo a joint venture, trata-se do
período necessário para que a tecnologia seja majoritariamente adotada
pelo comércio... E também para que os consumidores acostumem-se com a
ideia de pagar contas utilizando a tecnologia. Entretanto, conforme
disse o responsável pelo setor mobile da Visa, Bill Gajda, em entrevista
ao site CNET, os primeiros movimentos substanciais para a transição
devem ocorrer já em 2013, “mas será mais para lançamentos e escalas
comerciais”.
De fato, deve haver um mostruário do
novo potencial do NFC durante as próximas Olimpíadas. Isso porque a
empresa equipou mais de 140 mil terminais com a tecnologia em Londres —
trata-se de 5 mil táxis e 3 mil pontos de venda. Além disso, milhares de
aparelhos Galaxy S3 foram distribuídos para clientes VIP, incluindo
diversos atletas que dividirão a vila olímpica, a fim de testar a
funcionalidade.
Mas a Visa passa longe de uma leitura
utópica da projeção do NFC, pelo menos para breve. Segundo Gajda, grande
parte do desafio virá da necessidade de alterar hábitos dos
consumidores, a fim de substituir a comodidade dos pagamentos em
dinheiro ou com cartões — embora o potencial do mercado mobile e a
possibilidade de veicular novos serviços e propagandas tenha atraído
diversos “peixes grandes” da indústria.
Fonte: Tecmundo
Via: CNDL
Nenhum comentário:
Postar um comentário