sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Inadimplência das empresas deve cair neste 2º semestre, diz Serasa

Inadimplência das empresas deve cair neste 2º semestre, diz Serasa (Reprodução EPTV) 

No caso dos consumidores, queda avançará para começo de 2013, diz.
Queda dos juros e retomada da economia contribuem para melhora, avalia.

O nível de inadimplência das empresas, assim como vem ocorrendo com o dos consumidores, deve exibir tendência de queda ao longo do segundo semestre deste ano, apontou nesta sexta-feira (14) pesquisa da Serasa Experian.

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência das Empresas, que antevê os movimentos cíclicos da inadimplência com seis meses de antecedência, apontou queda de 1,3% no mês de julho de 2012 em relação ao mês imediatamente anterior, para 97,6 pontos.
“As sucessivas reduções das taxas de juros, diminuindo o custo financeiro para as empresas, as sinalizações de retomada mais firme da atividade econômica a partir desta segunda metade de 2012 e a gradativa normalização da inadimplência dos consumidores estão entre os motivos que proporcionarão recuo gradual da inadimplência das empresas”, avaliam os economistas da Serasa, em nota.
No caso dos consumidores, o indicador recuou 1,4% em julho de 2012, na comparação com junho, atingindo 94,6 pontos.
“A sequência de quedas mensais que há algum tempo já se observa no indicador confirma o cenário de recuo do nível da inadimplência dos consumidores ao longo deste segundo semestre”, diz a nota, acrescentando que a trajetória ser mantida também para, pelo menos, os meses iniciais de 2013.
Para a empresa de análise de crédito, os fatores que contribuirão para a melhora do cenário são a manutenção das taxas de desemprego em patamares historicamente baixos; a continuidade de ganhos salariais acima da inflação; o atual quadro de barateamento das taxas de juros para o consumidor final e o maior rigor das instituições financeiras na concessão de crédito.
Fonte: G1

Nenhum comentário: