terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Seis mil temporários no varejo


Com uma expectativa de vender 6% mais, o comércio reforçou o quadro de pessoal neste fim de ano e cerca de 20% dos profissionais extras contratados poderão ser efetivados em 2013

O serviço temporário, ofertado tradicionalmente no fim de ano, pode ser uma oportunidade de ingressar ou de retornar ao mercado de trabalho e conseguir a tão sonhada carteira assinada. Até ontem, cerca de 6 mil pessoas assinaram, no comércio, contratos com prazo limitado, segundo o Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista-DF). Não existe um levantamento sobre quantas vagas ainda estão disponíveis, mas a entidade garante que os interessados ainda podem alimentar esperanças. Os estabelecimentos, dos 28 mil existentes no DF, que reforçaram o quadro de pessoal efetivam, em média, 20% dos profissionais.

Para o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Junior, o funcionário deve procurar se destacar para garantir o emprego. "O trabalho temporário não é somente mão de obra extra no fim do ano para cobrir o aumento da demanda, mas uma seleção. É a chance de o profissional se mostrar competente. Com certeza o comerciante prefere escolher alguém de quem conhece o desempenho. Em todo o Brasil, 35% das empresas pretendem contratar os temporários", explicou.
Roque destacou pontos importantes para que o funcionário permaneça no posto de trabalho após as festas de fim de ano. "Ele deve ser confiante e passar isso para o chefe e para os clientes. Conhecer bem o produto que está vendendo e acreditar nele também é essencial", comentou. "Não há apenas vagas para vendendores. Postos para caixas e repositores de estoque costumam ter acréscimos nesse período. Assim, a pessoa deve se empenhar para realizar o serviço com rapidez e competência", completou o presidente da CNDL.
Segundo ele, Brasília tem uma característica importante no setor do varejo, que é o segundo do país, atrás apenas do serviço público. "Quem deseja investir nesse segmento tem muitas chances de ser bem-sucedido, já que o índice de empregabilidade é altíssimo", acrescentou Roque. Neste ano, o Sindivarejista-DF espera crescimento de 6% nas vendas, em relação ao mesmo período de 2011. A expectativa é de que ainda ocorra uma expansão da oferta de vagas no mercado, confirmadas as previsões do setor.
Chance
Eliene Marques, 21 anos, foi contratada neste mês como temporária em uma loja de calçados. Ela vê na vaga uma oportunidade de ser efetivada. "Não tive dificuldade alguma de encontrar emprego nesta época. Estou me dedicando para ter a carteira assinada. Em 2008, trabalhei com prazo inicial de dois meses e consegui ficar. Espero ter essa chance novamente. Com certeza é uma porta de entrada importante para quem se interessa", lembrou.
O gerente da rede de calçados Polyelle, Sérgio Marques, disse que o quadro de funcionários emuma das lojas é de 38 pessoas e que, no fim de ano, outros 25 são contratados para atender a demanda. "Efetivamos, em média, entre 10% e 15% dos temporários no período. A minha dica para quem deseja não só ganhar um dinheirinho extra, mas permanecer na loja é se destacar", disse.
Fique atento
Como aumentar as chances de ser efetivado » O primeiro passo é ser pontual e assíduo » Conhecer os produtos oferecidos pela loja também é essencial para se tornar um bom funcionário » Ser agradável com o chefe e, principalmente, com os clientes passa confiança ao contratante » É preciso se destacar. Se o empregado gosta e acredita no produto que está vendendo, passa para o cliente e acaba tendo sucesso na venda

Fonte: Correio Braziliense
Via: CNDL

Nenhum comentário: