quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Erro no preenchimento de cheques é comum a cada virada de ano

Erro no preenchimento de cheques é comum na virada de ano (Reprodução EPTV) 
 Se comprovado equívoco, cheque com data de 2012 pode ser compensado.Documento só pode ser descontado até 6 meses após a data preenchida.

Quem recorre ao cheque como forma de pagamento deve ficar atento na hora de datá-lo. A partir da próxima terça-feira (1º), os cheques devem ser preenchidos com o ano de 2013.
A confusão na hora do preenchimento é comum a cada virada de ano. Por isso, durante o mês de janeiro, para os cheques datados com o ano de 2012, os bancos irão adotar procedimentos de verificação para checar se o documento não foi emitido além do prazo permitido para sua compensação. De acordo com uma lei federal, os cheques só podem ser descontados até seis meses após a data preenchida.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) diz que, se for comprovado que, de fato, houve um equívoco no preenchimento, o cheque será compensado normalmente. 
A entidade também destaca que é preciso tomar alguns cuidados simples no uso de cheques, para evitar problemas, como eliminar espaços vazios, evitar rasuras, emitir sempre cheques nominais e cruzados, não usar canetas oferecidas por estranhos, entre outros cuidados.

Fonte: G1economia

Nenhum comentário: