quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Fomenta capacita empresas para vender ao governo

Ideia é estimular os pequenos negócios a se tornarem fornecedores de produtos e serviços de instituições públicas

Sandra Monteiro

Natal - Pregão eletrônico ou presencial, licitação e até mesmo a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa ainda são temas pouco familiares à maioria dos proprietários de micro e pequenas empresas (MPE). Esse desconhecimento pode resultar em uma menor participação dos pequenos negócios nas compras governamentais. Para capacitar e estimular as MPE a se tornarem fornecedoras de produtos e serviços de instituições públicas, o Sebrae no Rio Grande do Norte promoverá o Encontro de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais (Fomenta).
O evento terá uma vasta programação ao longo desta quinta (23) e sexta-feira (24), no Hotel Villa Oeste, em Mossoró. Segundo o coordenador-geral do evento e gerente de Acesso a Mercados do Sebrae no estado, Eduardo Viana, a intenção do Fomenta é desmistificar a ideia de que as compras públicas se restringem às grandes empresas. “Queremos mostrar que os pequenos podem e devem participar de licitações e aquisições em todas as esferas de venda para o governo”.

A abertura oficial do Fomenta está marcada para as 9h da quinta-feira (23). O cronograma de atividades segue com a realização de um seminário composto por três palestras. A primeira delas abordará a temática A Lei Geral como instrumento de desenvolvimento das micro e pequenas – avanços e resultados, ministrada pelo gerente de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Bruno Quick.

Em seguida, o prefeito de Cariacica (ES), Helder Salomão, apresentará o tema A contribuição das micro e pequenas empresas para o desenvolvimento econômico municipal. Já a palestra As compras públicas do governo do estado do Rio Grande do Norte será ministrada pelo secretário-estadual de Administração e Recursos Humanos, Álber da Nóbrega.

Além do seminário, o Fomenta capacitará empresários por meio de oficinas temáticas, com início às 14h, que tratarão de assuntos essenciais à participação dos micro e pequenos negócios nos processos das compras governamentais, como pregão eletrônico, nota fiscal eletrônica, certificação digital e aspectos gerais de uma licitação.

Após o período de capacitação, o Sebrae no estado vai aproximar, por meio de um encontro de oportunidades de negócios, MPE e grandes instituições públicas das esferas municipal, estadual e federal. O encontro ocorrerá das 9h às 12h da sexta-feira (24) e reunirá 20 instituições âncoras, entre elas cinco da esfera federal. As inscrições podem ser feitas no site www.rodada.com.br

Fonte: Agencia Sebrae de Noticias

Nenhum comentário: