terça-feira, 14 de agosto de 2012

Fomenta aproxima MPE de instituições públicas

Encontro de Oportunidades de Negócios para Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais - Fomenta 2012 será realizado em Mossoró. 20 instituições públicas, inclusive federais, apresentam suas demandas para produtos e serviços.

Cleonildo Mello

Esta é a segunda edição do evento no estado


Para ampliar o volume de vendas das micro e pequenas empresas para instituições públicas das esferas municipal, estadual e federal, o Sebrae no Rio Grande do Norte promove a segunda edição no estado do Encontro de Oportunidades de Negócios para Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais - Fomenta 2012. O evento será lançado no dia 15 e será realizado no período de 23 a 24, no Hotel Villa Oeste, em Mossoró. A expectativa é que 150 empresas da região participem da iniciativa, que vai reunir 20 instituições âncoras.

O Fomenta integra as ações do Programa de Compras Governamentais, lançado pelo Sebrae-RN em abril, e tem a intenção de transmitir conhecimento tanto para os empresários que desejam se tornar fornecedores do governo, quanto para agentes responsáveis pelas licitações. “O Fomenta foi idealizado também para repassar informações, através de abordagens temáticas relacionadas aos desafios e ações para compras governamentais”, explica o gerente da Unidade de Acesso a Mercado do Sebrae-RN, Eduardo Viana.

A programação do Fomenta é composta de oficinas e palestras temáticas, além de um seminário que abre o evento no dia 23. Serão realizadas três conferências, uma delas traça um panorama da Lei Geral como instrumento de desenvolvimento para as MPE. O seminário contará com a presença do prefeito de Cariacica (ES), Helder Salomão, que fala sobre as contribuições dos negócios de pequeno porte na economia municipal. O cenário das compras públicas do Rio Grande do Norte será apresentado pelo secretário estadual de Administração e Recursos Humanos, Antônio Alber da Nóbrega.

A capacitação também será marca do Fomenta 2012. No primeiro dia, estão previstas duas oficinas sobre pregão eletrônico e duas palestras, uma transmite as principais recomendações para participar de uma licitação e outra exclusiva para agentes de desenvolvimento municipais.
Aproximação
O ponto alto do Fomenta acontece no segundo dia, quando ocorre o Encontro de Oportunidades de Negócios propriamente dito, que deve aproximar as MPE das repartições que demandam compras públicas de produtos ou prestação de serviços. O Sebrae está organizando seis caravanas para levar os empresários da região para participar da iniciativa. As empresas interessadas em estar presente nessa aproximação podem se inscrever pelo site www.rodada.com.br/. Informações adicionais pelo 0800 570 0800.

Participam como âncoras federais, a Companhia Docas do Estado (Codern), o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), a Petrobras, a Penitenciária Federal de Mossoró e a Universidade Federal do Semiárido (Ufersa). A prefeitura de Mossoró, a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern) e o governo estadual também estão no encontro. O Sistema S estará representado pelo Senac, Sesc, Senai e Sesi.

A ideia é que essas instituições apresentem as demandas por compras e contratações de serviços, além de retirar dúvidas dos empresários e esclarecer acerca dos trâmites necessários para as compras. De acordo com Eduardo Viana, o público alvo são os integrantes do setor privado, que já fornecem ou têm interesse em vender para o governo, além dos profissionais envolvidos no setor de licitações, aquisições públicas e pregões.

“Queremos, com essas ações, incrementar a participação dos pequenos negócios nas aquisições públicas e, assim, girar a economia do estado e abrir novas frentes de oportunidades”. A primeira edição do Fomenta no Rio Grande do Norte ocorreu em Natal, em 2009. Dessa vez, a região Oeste foi escolhida para sediar essa edição devido à dinâmica da economia de Mossoró, que é a cidade polo da região.
O Fomenta é uma iniciativa do Sebrae em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM), Sistema Fiern, Sistema Fecomercio e Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Administração e Recursos Humanos. 

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Nenhum comentário: