sábado, 19 de janeiro de 2013

BNB prorroga dívidas de agricultores

Produtores rurais que tiveram prejuízos em decorrência da seca poderão renegociar suas dívidas junto ao Banco do Nordeste. É o que está nas Resoluções CMN nº 4.082 e 4.083. Os agricultores que custearam a safra 2011/2012 poderão prorrogar suas dívidas em até cinco parcelas anuais, sem encargos de inadimplência, vencendo-se a primeira um ano após a formalização. Para eles, o prazo para formalizar a renegociação vai até 31 de março.
A medida beneficia produtores de todos os portes. A expectativa é que sejam atingidos mais de 650 mil clientes em toda a área de atuação do Banco – região Nordeste e norte de Minas Gerais e Espírito Santo -, sendo 49 mil somente no Estado do Rio Grande do Norte.
Para regularizar sua situação, o produtor rural precisa comprovar perdas superiores a 30% da renda oriunda da exploração de seu empreendimento, mediante laudo emitido por funcionário do Banco, prestadores de assessoria empresarial ou técnicos conveniados.
Financiamentos referentes a safras anteriores a de 2011/2012, por sua vez, terão o reembolso prorrogado em um ano após a data da última parcela.
No caso dos investimentos com recursos do BNDES/Finame, as parcelas em atraso serão incorporadas ao saldo devedor e redistribuídas nas parcelas a vencer.
Neste caso, o cliente também pode optar pela prorrogação em até um ano da dívida, considerando a data da última parcela a vencer. A formalização para as safras anteriores a 2011/12 deve ser feita até o dia 28 de fevereiro.

Fonte: Portal JH

Nenhum comentário: