quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Inadimplência do comércio sobe 11,8% em janeiro, dizem lojistas

Alta da inadimplência preocupa em cenário de pressão inflacionária, diz.
Para CNDL, inadimplência 'resiliente' no futuro pode levar BC a subir juro.

A taxa de inadimplência do comércio varejista avançou 11,8% em janeiro de 2013, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo informou nesta quinta-feira (14) a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em conjunto com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). 
A economista do SPC Brasil, Ana Paula Bastos, classificou como "alta" a inadimplência de janeiro deste ano. Ela lembrou que, em janeiro de 2012, contra o mesmo mês de 2011, a inadimplência avançou cerca de 7%. Deste modo, a inadimplência acelerou no começo deste ano. 
Preocupação com eventual alta de juros
Para o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, o avanço da inadimplência preocupa o comércio diante de um cenário que sinaliza maior pressão inflacionária. Em janeiro, o IPCA subiu 0,86% e, em doze meses, atingiu a barreira dos 6%.
"Se a taxa de inadimplência se mantiver resiliente neste patamar nos próximos meses, há risco de o governo interromper o ciclo de manutenção da Selic [subindo os juros] e, dessa maneira, inibir o consumo", avaliou ele.
Inadimplência começa a recuar em maio
Mesmo com o crescimento da inadimplência em janeiro, Ana Paula Bastos, do SPC Brasil, acredita que, em todo este ano, ela deve ficar abaixo do crescimento de 1,9% apurado em todo ano passado.
A economista argumenta que, nos primeiros meses de 2013, a inadimplência tende a ficar mais alta por conta dos gastos do fim do ano passado, das despesas tradicionais do começo de cada ano (Educação e impostos, entre outros) e da falta de planejamento dos consumidores.
"O elevado nível de emprego em situação recorde e os ganhos salariais acima da inflação permitiram ao consumidor facilidades na concessão do crédito, mas aqueles que têm menor controle sobre o próprio orçamento acabam não conseguindo honrar todos os seus débitos", avaliou a economista do SPC Brasil.
Consultas e cancelamentos de registros
A CNDL e o SPC Brasil disseram ainda que o número de consultas para compras a prazo e para pagamentos com cheques (indicador relacionado com o volume de vendas) subiu 3,88% em janeiro, na comparação com o mesmo período do ano anterior.
"A conjuntura econômica deste início de 2013 se mostra mais favorável ao consumo em relação ao mesmo período do ano passado em razão da maior oferta de crédito e de taxas de juros menores", informaram as entidades, lembrando que os rendimentos dos trabalhadores também avançaram no começo deste ano.
No caso do cancelamento de registros de inadimplência, a CNDL e o SPC Brasil informaram que houve um crescimento de 5,92% em janeiro de 2013, na comparação com o primeiro mês do ano passado.
"Apesar da elevação da inadimplência em janeiro, a melhora da condição financeira do consumidor brasileiro permitiu que mais famílias conseguissem quitar as dívidas em atraso", avaliou a CNDL em conjunto com o SPC Brasil.
Cuidados para evitar a inadimplência
A CNDL e o SPC Brasil divulgaram uma série de recomendações para que os consumidores não fiquem inadimplentes em suas compras. Segundo as entidades, as pessoas devem privilegiar pagamentos à vista; devem fazer planejamento financeiro com uma planilha mensal de gastos, além de preferir um número menor de prestações nas compras a prazo.
Os clientes também devem somar os juros e calcular o preço final dos produtos comprados a prazo (para ter uma ideia do valor pago em juros); não devem se ater ao valor da prestação e sim ao preço final da mercadoria, e manter uma "reserva financeira" por segurança. Outra recomendação é que os consumidores não comprometam toda sua renda com compras.
Metodologia
A CNDL lembra que sua base de dados incorpora os grandes e pequenos varejistas, mas não inclui as operações com cartões de crédito. As transações com cartões de crédito absorvem cerca de 20% do volume total de operações, segundo estimativas da entidade. Os dados da CNDL envolvem, porém, a consulta em mais de 150 milhões de cadastros de pessoa física (CPF) de consumidores em 800 mil pontos de vendas credenciados.

Fonte: G1

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