quinta-feira, 14 de março de 2013

Vendas no varejo sobem 0,6% em janeiro, segundo IBGE

Na comparação com janeiro de 2012, as vendas do varejo tiveram expansão de 5,9%. No índice acumulado em 12 meses até janeiro, a alta ficou em 8,3%.


Passado o período de maior movimento, o Natal, as vendas do comércio varejista cresceram 0,6% em janeiro na comparação livre de influências sazonais com dezembro, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira.

Em dezembro, o setor havia registrado queda de 0,4%.

Na comparação com janeiro de 2012, as vendas do varejo tiveram expansão de 5,9%. No índice acumulado em 12 meses até janeiro, a alta ficou em 8,3%.

Segundo o IBGE, das dez atividades pesquisadas, sete registraram resultados positivos para o volume de vendas na taxa comparada com dezembro com ajuste sazonal.

Os destaques positivos ficaram com equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (18,5%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (4,7%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (3,1%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,4%), material de construção (1,3%) e combustíveis e lubrificantes (0,6%).

Já os setores com os piores resultados foram os de tecidos, vestuário e calçados (-0,4%), veículos e motos, partes e peças (-1,2%) e móveis e eletrodomésticos com -2,6%. Estes dois últimos reagem negativamente ao fim escalonado dos incentivo dado por meio da redução de IPI.

VAREJO AMPLIADO
O IBGE pesquisa ainda dados do chamando comércio varejista ampliado, indicador que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, que também comercializam seus produtos por atacado.

De dezembro para janeiro, na série com ajuste sazonal, as vendas, em volume, cresceram 0,3%. O comércio de veículos caiu 1,2% nessa base de comparação, enquanto o de material de construção subiu 1,3%.

Pelos dados do IBGE, as vendas do varejo ampliado cresceram 7,1% em relação a janeiro de 2012 e avançaram 7,9% no acumulado dos últimos 12 meses.


Fonte: Folha.com
Via: CNDL

Nenhum comentário: